
A Comissão de Juventude da UGT mediu o pulso aos jovens estudantes e trabalhadores sobre a sua noção de sindicalismo num evento de aprendizagem para todos
Pedro Gabriel
A Feira Qualifica 2023 realizou-se entre os dias 1 e 4 de março, na Exponor, em Matosinhos, um certame que também contou com a participação da Comissão de Juventude da UGT.
Foi uma oportunidade única para auscultar os jovens estudantes e trabalhadores sobre as suas noções de sindicalismo, as causas com que mais se identificam e como gostariam de se ver representados pelo movimento sindical no futuro.
Ao longo dos quatro dias, centenas de jovens visitaram o stand da Comissão, habilitando-se a ganhar uma trotinete elétrica. Para tal, foram desafiados a preencherem um questionário online e a elaborarem uma frase original onde constasse, pelo menos, duas das seguintes palavras: Juventude, Sindicalismo, Sustentabilidade e Trabalho. O Tiago, um jovem de Viana do Castelo, foi o vencedor do desafio com a frase: “O sindicalismo é um dos fatores mais importantes para a liberdade da nossa juventude”.
O Mais Sindicato esteve representado pela coordenadora da sua Comissão da Juventude, Tânia Maltez, que é também presidente da Comissão da Juventude da UGT.
O Secretário-geral da UGT, Mário Mourão, bem como outros representantes de sindicatos da central sindical fizeram questão de marcar presença.
