SharePoint
Lista A vence eleições

Sócios escolhem projeto de continuidade

31/03/2023


Os associados do MAIS deram a vitória à lista da Direção cessante, com larga margem de votos sobre a outra concorrente, e António Fonseca vai liderar os novos Corpos Gerentes até 2027. A tomada de posse será em meados de abril

Inês F. Neto

Já passava das 20h00 de quarta-feira quando a presidente da Mesa divulgou os resultados globais do ato eleitoral para os Corpos Gerentes do Mais Sindicato para o próximo quadriénio, que decorreu nos dias 28 e 29 de março.
Perante uma Sala Cinzenta repleta de representantes e apoiantes das duas listas, Paula Viseu anunciou os resultados: a lista A foi a mais votada para a MAG e para a Direção, respetivamente com 5.701 e 5.687 votos. A lista B, liderada por Ana Rita Mendonça, arrecadou 3.686 votos para a Mesa e 3.682 votos para a Direção.
Registaram-se ainda 152 votos brancos e 14 nulos para a Mesa, e 168 brancos e 16 nulos para a Direção.
Foram igualmente eleitos 77 membros dos Secretariados das Secções Sindicais.
Dos 33.434 associados registados, exerceram o seu direito de voto 9.553.
A presidente da Mesa informou ainda que no final do escrutínio o representante da Lista B na Comissão Fiscalizadora entregou, e está apensa à ata, uma declaração de que irá recorrer dos resultados da eleição. O ato eleitoral decorreu sem incidentes e o apuramento de resultados foi rápido, graças à predominância do voto eletrónico. Mesmo assim, durante os dois dias a MAG recebeu 1.609 pedidos de segunda via de PIN de associados que perderam o original.
O voto por correspondência desta vez acabou por ser ínfimo, pois apenas foram recebidos três, dos quais apenas um pôde ser considerado válido.

Processo difícil
No final da apresentação, Paula Viseu, em seu nome e da MAG, agradeceu “a todos os intervenientes, a todos os candidatos, a todos os elementos dos Secretariados e, especialmente, aos trabalhadores da casa, o trabalho executado nestas eleições”.
Referindo-se ao processo eleitoral, classificou-o como “muito difícil” dado os problemas enfrentados, desde o início, “para fazer cumprir os Estatutos e o Regulamento”.
A presidente explicou que a MAG não aceitou a terceira candidatura às eleições por não ter o número de assinaturas necessário e na reunião da Comissão Fiscalizadora teve de usar, pela primeira vez, o seu voto de qualidade para desempate. “Nunca poderia votar violando os Estatutos do Sindicato e o Regulamento Eleitoral”, salientou.
Relativamente ao anunciado recurso, disse estar de “consciência tranquila, pois está tudo explicado e guardado no arquivo da MAG para o juiz ver”.
E antes de passar a palavra ao presidente eleito, Paula Viseu adiantou que vai reformar-se e agradeceu a todos “os anos de camaradagem que passei aqui.”

Vitória de equipa
Numa pequena intervenção dirigida aos sócios, o recém- eleito presidente agradeceu aos que participaram e se envolveram no processo eleitoral.
“Ganhou a lista que propôs, ganhou a lista que não difamou, não maldisse”, afirmou António Fonseca e, numa crítica à outra lista, frisou: “Continuem nesse rumo e vamos cá ficar por muitos anos, para o bem do SAMS e dos bancários”.
Dedicou ainda um agradecimento especial aos membros dos Corpos Gerentes que saem – Paula Viseu, João Carvalho, António Ramos e Carlos Bispo – por todo o trabalho realizado, desejando-lhes “as maiores felicidades”.
“Termina mais um processo eleitoral muito difícil, porque nesta casa acabamos sempre da mesma maneira: contestando os resultados”, criticou.
“Esta é a vitória da minha equipa. Trabalhámos muito, mantivemos nervos de aço” face aos ataques pessoais, frisou António Fonseca. E terminou salientando que a equipa recém-eleita “vai continuar a trabalhar, na defesa do SAMS e dos bancários. Vamos ter de fazer mais e melhor, pois é para isso que aqui estamos.”

Resultados provisórios 2023

(Clique na imagem para ampliar)

Os novos Secretariados


Nas eleições de 28 e 29 de março os sócios escolheram também os membros dos Secretariados das Secções Sindicais de Empresa, Regionais e Reformados.
Nestas páginas publicam-se os resultados apurados em cada Secção Sindical e a percentagem de participação face ao número de sócios inscritos, bem como a nova composição de cada Secretariado. Recorde-se que a distribuição de mandatos na composição do Órgão obedece ao método de Hondt.
À frente do total de votos de cada lista consta o número de mandatos alcançados (M).

Clique nas imagens para ampliar