SharePoint

Sindicatos rejeitam nova proposta salarial da CGD

14/01/2022

Na reunião negocial de dia 6, o banco público insistiu num aumento de 0,4% para 2021 e avançou com 0,6% para a revisão deste ano. MAIS e SBC recusaram, por os valores estarem abaixo da inflação. Direções vão reunir-se para encontrar soluções e evitar assim a rutura das negociações.

Na ronda negocial do dia 6 de janeiro, a CGD deu o seu acordo a uma revisão salarial simultânea para 2021 e 2022, mas a sua proposta continua aquém das pretensões do Mais Sindicato e do SBC.

Assim, relativamente ao processo de revisão salarial e cláusulas de expressão pecuniária do AE para 2021, a CGD manteve a proposta anterior:

2021

- Aumento médio salarial: 0,4%;

- Mínimo de 10 euros para os níveis 1 a 4, inclusive;

- 0,45% para os níveis 5 e 6, inclusive;

- 0,40% para os níveis 7 a 13, inclusive;

- 0,30% a partir do nível 14;

- 0,40% para as cláusulas de expressão pecuniária, com exceção das diuturnidades, que não teriam qualquer aumento.

 

2022

Aumento salarial: 0,6%.


 Sindicatos recusam

MAIS e SBC rejeitaram novamente esta proposta, nomeadamente porque não cobre, sequer, a taxa de inflação, cujas previsões são de 1,3% para 2021 e de 1,8% para 2022 – o que cada vez mais afasta a proposta do banco daquilo que é aceitável pelos Sindicatos.

Além disso, os Sindicatos insistiram na necessidade de atribuir contrapartidas aos trabalhadores, que passam não só pela atualização da tabela e cláusulas de expressão pecuniária, mas também pela atribuição de outros benefícios, fundamentais para recompensar o seu trabalho, efetuado em condições mais difíceis devido à pandemia.

No entanto, a CGD continua a não querer negociar absolutamente nenhum tipo de benefícios.

Face à proposta de CGD – recusada pelos Sindicatos – as Direções do MAIS e do SBC vão reunir-se com o objetivo de encontrar soluções tentando, mais uma vez, que haja acordo entre as partes de forma a evitar uma rutura negocial e permitindo que os trabalhadores vejam as suas condições remuneratórias aumentadas o mais rapidamente possível.