SharePoint

Montepio: Sindicatos atentos a nova fase de saídas

28/05/2021

Como têm feito desde o início do processo, Mais Sindicato e SBC vão acompanhar as novas medidas para saídas voluntárias do Montepio, que se iniciará na próxima semana. Aos trabalhadores garantem todo o apoio, não admitindo qualquer tipo de pressão ou ameaça.

O Montepio Geral comunicou aos Sindicatos que “na prossecução do plano (…) iniciam, na próxima semana, novas medidas de ajustamento no quadro de pessoal, com condições especiais para qualquer Colaborador que entenda voluntariamente fazer um acordo com o Banco”, prosseguindo “a otimização da nossa rede e dos serviços centrais”.

Apoio

Ou seja, o Montepio vai dar continuidade ao processo, anunciando novas medidas.

MAIS e SBC garantem aos seus sócios estar na posse de toda a informação necessária sobre o processo e, como sempre, facultarão aos sócios todo o apoio jurídico e sindical.

Os sindicatos estarão atentos para que nada se faça sem o acordo dos trabalhadores, assegurando desde já que não admitirão qualquer tipo de pressão ou ameaças.

O MAIS lembra aos seus associados que têm ao dispor a linha SOS Laboral, para dúvidas, esclarecimentos ou denúncias. Basta ligar para o n.º 213 216 090 ou enviar um mail: soslaboral@mais.pt

Também o SBC alerta os sócios para contactarem os seus serviços jurídicos, através do n.º 239 854 880 ou do mail gab.juridico@sibace.pt

 

Sempre presentes

Recorde-se que os Sindicatos têm vindo a acompanhar o processo do Montepio desde o início, há quase um ano. “O Mais Sindicato e o SBC solicitaram já à Administração do banco o agendamento de uma reunião com caráter de urgência, com o objetivo de esclarecer e analisar a situação laboral e informar os seus sócios”, anunciaram em comunicado, a 24 de junho de 2020, sobre a eventual redução dos quadros de pessoal. 

Desde então, realizaram-se várias reuniões entre os Sindicatos e o banco.

Ao longo dos meses, os serviços jurídicos foram sendo contatados pelos sócios que pretendiam negociar com o banco reformas antecipadas ou rescisões por mútuo acordo (RMA), sendo-lhes prestado todo o apoio.

MAIS e SBC acompanharam cada um, garantindo a tomada de decisões livres e esclarecidas, de forma a salvaguardar o futuro de todos os que quisessem seguir um novo rumo na sua vida profissional.

Nesta nova fase agora anunciada pelo Montepio, os Sindicatos continuarão ao lado dos seus sócios, disponíveis para o apoio de que necessitem.