SharePoint

BCP inicia processo de rescisões

09/06/2021

O banco informou hoje os sindicatos de que vai implementar um plano de redimensionamento que levará à saída de cerca de mil trabalhadores, através de reformas e rescisões por mútuo acordo. O MAIS, o SBC e o SBN estão totalmente disponíveis para apoiar os sócios.

Miguel Maya, CEO do Millennium bcp, reuniu-se esta manhã com o Mais Sindicato, o SBC e o SBN para comunicar-lhes a decisão de reduzir o quadro de pessoal até mil trabalhadores, informação também transmitida hoje aos bancários da instituição.

Embora considerando o programa de ajustamento “muito difícil”, o CEO adiantou que esta decisão “é necessária para a sustentabilidade do banco” e para garantir a competitividade face aos seus pares.

Os trabalhadores serão contactados pelo banco nas próximas duas semanas, departamento a departamento, sendo o tipo de proposta decorrente da situação de cada um.

O plano terá maior impacto nos serviços centrais e justifica-se, segundo o CEO, pelo desenvolvimento tecnológico implantado, que reduziu a necessidade do atual número de trabalhadores.

Na sequência do processo, o banco está igualmente a diminuir a utilização de serviços em outsourcing, mantendo somente aqueles em que a vantagem tecnológica é evidente.

Condições

Apenas os trabalhadores com 57 ou mais anos serão elegíveis para reforma, mas podem, também, ser contactados para uma rescisão por mútuo acordo (RMA).

No caso das RMA, o BCP propõe 1,4 da remuneração mensal efetiva (RME). Os trabalhadores que ponderem esta possibilidade, devem saber desde já que não terão direito a subsídio de desemprego.

Se o processo correr bem do ponto de vista do banco, poderá não ser necessário chegar às mil saídas.

Apoio

Face a esta situação, o Mais Sindicato, o SBC e o SBN garantem aos respetivos sócios que dirigentes sindicais e serviços jurídicos estão totalmente disponíveis para o acompanhamento de tudo e de cada um dos afetados.

O BCP prometeu manter uma linha aberta aos sindicatos, para que o processo se desenvolva e conclua da melhor forma possível.