SharePoint
Em causa eventual saída de Portugal

BBVA recusa informação à Febase

22/05/2014

A administração do banco em Portugal rejeitou já por duas vezes um pedido de reunião dos Sindicatos, alegando não comentar notícias.
Face às notícias veiculadas pela comunicação social sobre o futuro da operação do BBVA em Portugal, a Febase solicitou à administração do banco a realização de uma reunião para esclarecimento da situação.
O primeiro pedido foi feito a 31 de março, aquando da divulgação pública das primeiras informações. A administração em Portugal respondeu afirmando não ser prática do banco comentar notícias, justificando assim não considerar viável a realização de uma reunião sobre o assunto.
A 15 de maio, e depois de confrontados com a notícia do possível encerramento da operação do BBVA em Portugal – com origem na comunicação social espanhola e amplamente divulgada no País –, os Sindicatos da Febase reiteraram o pedido de reunião ao banco.
A missiva sindical dava nota da anterior resposta, mas perante a perturbação e instabilidade que as notícias mais recentes estão a causar aos trabalhadores, insistia na reunião, para conhecer as pretensões do banco.
A nova resposta da administração foi exatamente igual à primeira: rejeitou a reunião por não comentar notícias.
Face a esta posição, a Febase conclui que a administração do BBVA em Portugal ou não tem informações sobre as decisões da casa-mãe ou não quer discutir com os Sindicatos o futuro do banco e dos seus trabalhadores.
A Federação lamenta o silêncio dos responsáveis, considerando ser importante que a reunião se efetuasse, quanto mais não fosse para a administração transmitir de viva voz qual a intenção do banco sobre a sua presença em Portugal.