SharePoint

1975 Luta pelo sindicalismo democrático


1975

- Na Assembleia Geral de maio, trabalhadores bancários acusam a Intersindical de ter uma atuação lesiva dos seus interesses.

- Reunidos em Assembleia Geral no Estádio da Luz, em Lisboa, a 30 de junho, os cerca de 7.000 sócios presentes aprovam os novos Estatutos, derrotando o projeto apresentado pela Direção.

- A Direção tenta inviabilizar a aplicação dos Estatutos, pedindo ao Governo Provisório a sua impugnação.

- Bancários deslocam-se em manifestação do Rossio à Praça de Londres, em Lisboa, para exigir ao Ministro do Trabalho a promulgação dos Estatutos aprovados.

- Seguem-se diversas assembleias gerais, sempre muito concorridas e tensas, onde se confrontam posições antagónicas quanto ao rumo do Sindicato.

- A partir de 30 de julho, com a entrada em vigor dos novos Estatutos, o Sindicato passa a denominar-se Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI).

- Às eleições para os Corpos Gerentes do Sindicato, a 30 de agosto, apresentam-se três listas, tendo vencido, por larga maioria, a lista "Por um Sindicato Democrático" que se opunha à Intersindical.

- São criados os SAMS, em resultado do acordo subscrito pelos Sindicatos dos Bancários do Sul e Ilhas, do Centro e do Norte com o Ministério das Finanças e do Trabalho.