
1933
- Na origem do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas está o Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Lisboa, fundado em 14 de dezembro de 1933 na sequência da criação do Estatuto do Trabalho Nacional.
- O Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Lisboa foi o terceiro a constituir-se no País – primeiro no Continente – e a ver publicado o seu alvará.
1936
- Ao abrigo da Lei n.º 1884, de 16 de Março de 1935, o Sindicato cria um serviço de assistência médica para os seus associados e respetivas famílias.
1938
- Começa a integrar no seu seio trabalhadores de outros distritos, ganhando rapidamente a dimensão geográfica atual.
- A 31 de dezembro celebra o primeiro Contrato Coletivo de Trabalho da classe, que virá a revelar-se um espaço de inovação na contratação coletiva.
1954
- O Sindicato dá por completa a rede mínima de serviços clínicos, pois a assistência médica abrange já 42 localidades da sua área geográfica.
1957
- É instalada uma consulta de Obstetrícia e Ginecologia e aprovada a criação de uma consulta de Cardiologia.
- Aumenta a percentagem das comparticipações em atos clínicos.
1958
- Os três Sindicatos Bancários chegam a acordo para que os respetivos sócios possam usufruir dos mesmos benefícios médico-sociais de qualquer um dos organismos, independentemente do local geográfico onde se encontrem, fora da área de jurisdição onde estão inscritos.
1959 a 1965
- O importante papel desempenhado pelo Sindicato no apoio à saúde vai em crescendo: aumentam gradualmente as especialidades cobertas; as consultas são alargadas à província; cresce o valor das comparticipações; fazem-se campanhas de vacinação.